Logo - Contra a Corrente

Logo - Contra a Corrente

Normas para Publicação e Chamada de artigos para 2011


Circular Pública:  (Setembro-2010)
Revista Contra a Corrente

Normas para Publicação e Chamada de artigos para 2011

Contra a Corrente acaba de lançar seu quarto número trazendo o balanço do PT-30 anos como tema de capa; o terceiro número publicou dossiê sobre a crise econômica internacional. Confira o sumário e capa de todos os números no blog da revista.
Através desta circular, a editoria de Contra a Corrente pretende fazer o chamado para aqueles companheiros e companheiras que queiram divulgar seus trabalhos a que considerem esta revista como uma opção e um espaço para as armas da crítica. E divulgar as Normas para Publicação.
Por outro lado, lembramos que Contra a Corrente depende da divulgação direta e da venda em mãos para consolidar-se como uma alternativa ao chamado “pensamento único” que imagina a sociedade atual – com suas mazelas – como estável ou inevitável e, portanto, nossa revista se postula como uma opção em termos de espaço crítico e acadêmico que, a partir de Brasília e do seu meio universitário, possa afirmar-se como espaço aberto, em escala nacional, à reflexão crítica na área das ciências humanas e da cultura, adotando como referencial teórico o marxismo revolucionário.
Desde já se encontra aberto o período de recebimento de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas para as edições da revista Contra a Corrente a serem publicadas em 2011. Pelo menos um dossiês temáticos foi planejados para aquele ano, como sempre visando um debate mais aprofundado e politicamente qualificado a respeito de questões fundamentais para a esquerda e para o marxismo contemporâneo. Dessa forma, procuramos cumprir nossos principais objetivos, ou seja, funcionar como espaço tanto de reflexão teórica e militante como de debates no campo das Ciências Humanas e Sociais.
Embora algumas edições se estruturem em dossiês, também estaremos recebendo ao mesmo tempo textos que discutam outros temas, de forma que a revista continue, em cada um dos seus números, com seu foco interdisciplinar e procurando refletir a respeito dos mais variados temas, com ênfase na contemporaneidade e na necessidade de transformações sociais profundas e anticapitalistas.

O tema do próximo dossiê:
Edição n. 5 – Dossiê “Ecologia e marxismo”. Prazo: 1 de novembro de 2010
(Obs: também vem sendo pensado um número especial sobre Engels-190 anos)


___________Regras para envio de textos para a revista:_____________

1. Tamanho do artigo. O texto deve ter até 30 mil caracteres (contando tudo), para artigos, e até 15 mil, para resenhas, fonte Times New Roman 12, e o original deve ser enviado para o e-mail:  revistacontraacorrente@yahoo.com.br 
2. Bibliografia; referências. Notas bibliográficas completas devem constar ao final do texto e não em rodapé. Referências no corpo do texto devem obedecer ao sistema autor-data (MARX, 2005, p.12).
3. Rodapés devem ser reduzidos ao mínimo possível, apenas para esclarecimentos ou outras necessidades fundamentais.
4. Citação de outros textos com até 3 linhas irá entre aspas duplas no corpo do texto. Citações de mais de 3 linhas devem ser destacadas com recuo de 1 cm (7 toques) da margem esquerda, com fonte menor que a do texto utilizado (fonte 11, no caso) e sem as aspas. Mais detalhes na última página da CaC n.2.
5. Deve ser enviada declaração autorizando a publicação do artigo em CaC. A revista não exige dos autores a exclusividade da publicação e, igualmente, não compra artigos, resenhas ou textos afins; portanto, o interessado deverá encaminhar o texto por e-mail, juntamente com uma declaração de publicação (modelo abaixo), onde conste a autorização para a publicação e a afirmação de autoria e responsabilidade integral pelos direitos autorais por parte do autor. Modelo de declaração do autor a ser enviado para nós: “Eu, fulano de tal, declaro que assumo total responsabilidade pela autoria do texto tal, cujos direitos autorais são meus e, portanto, estou livre para publicar o mesmo texto em outras publicações, assinado, fulano de tal. Data e local”.
_____________________________________________

Contra a Corrente na Internet: os sumários da revista Contra a Corrente podem ser encontrados no site  http://www.revistaantitese.com/contra_a_corren_13.html
Também podem ser encontrados no site http://dflivros.blogspot.com
Informamos que o conteúdo da revista CaC, por enquanto, ainda não está disponível na web.




_____________Para adquirir números anteriores da revista:______________
Entre em contato com Lúcia, de Brasília; basta telefonar para  61-9292 1965 ou preferencialmente pelo e-mail:  dflivros.lucia@gmail.com  As revistas serão imediatamente enviadas ao preço total (já incluída a postagem) de 15 reais cada revista, mediante depósito em conta corrente. Ou comunique-se com nossos Contatos Nacionais (ver lista abaixo).

                  
Assinaturas
A assinatura de Contra a Corrente abrange quatro números (corresponde a aproximadamente 1 ano e meio). Para assinar, comunique-se com Lucia (e-mail: dflivros.lucia@gmail.com) avisando que pretende fazer a assinatura, deposite a quantia de R$ 60,00 (já inclui postagem) na conta indicada por ela e passe a receber Contra a Corrente em um total de  4 números.



Contatos nacionais
Nos estados onde mora, você pode entrar em contato com membros da equipe de Contra a Corrente, a exemplo de:
Michel Silva (SC) = michelgsilva@yahoo.com.br
Murilo Leal (São Paulo) =  mlealpereira@hotmail.com
Alexandrina Luz (SE) = aluz@oi.com.br
Teresa (CE) = tbuonomo@uol.com.br
Leandro (RJ) =
Alessandro - Marília (São Paulo) = alessandromouracs@yahoo.com.br_             


Linha Editorial
Contra a Corrente - Revista Marxista de Teoria, Política e História Contemporânea (CaC) é um espaço de abertura teórica, política e acadêmica, que procura integrar-se à luta pela transformação da sociedade. Nessa perspectiva, a revista propõe-se a refletir sobre temas de história e política contemporânea, como a crise do capitalismo, as questões teóricas e práticas como democracia e socialismo, conflitos e antagonismos sociais, direitos e políticas públicas e a construção dos instrumentos políticos de organização independente e autônoma da classe trabalhadora em relação à patronal capitalista. A revista funcionará com artigos de foco contemporâneo, de natureza política, teórica ou científica, e também com resenhas, dossiês sobre temas específicos, além de entrevistas, notas de leitura e documentos relacionados ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais de Brasília (CEPESB). Contra a Corrente se constitui, de certa forma, em um espaço que não existe no Distrito Federal para esse tipo de preocupação política e, neste sentido, estende o convite a estudantes, professores, trabalhadores em geral para que dela participem. Existe toda uma comunidade de revistas marxistas pelo Brasil afora na qual Contra a Corrente se inclui e com a qual dialogará. Não obstante, CaC adota sua própria linha editorial que naturalmente a aproxima mais de periódicos de perfil marxista como História e Luta de Classes (Paraná), Outubro (São Paulo), Antítese (Goiânia) etc, ao mesmo tempo em que adota especial convergência com a postura teórica inovadora da revista Iskra (São Paulo), com seu declarado empenho em estabelecer a justa e necessária crítica a uma certa tradição viciada e dominante no marxismo brasileiro. Aliás, espera-se que assim que se apresente a oportunidade possam ser tomadas iniciativas e formas de cooperação com tais publicações, inclusive com outros periódicos não mencionados aqui e outros que surgirão dentro de perspectiva semelhante.